· Insemine · Centro de Reprodução Humana · Novidades e Publicações · Indução da ovulação é o tratamento menos invasivo às mulheres com problemas para engravidar ·

news

Indução da ovulação é o tratamento menos invasivo às mulheres com problemas para engravidar

| 09 de Agosto de 2016

Quem são as mulheres que podem ser submetidas ao tratamento? Quais são as taxas de sucesso? Quanto tempo dura? Por que as chances de ter gêmeos aumentam?

A estimativa é de que, no mundo, 20% dos casais tenham dificuldade para engravidar, e 40% das complicações sejam por questões que envolvem as mulheres. São vários os tratamentos direcionados às pacientes que possuem complicações relacionadas à fertilidade.

A indução da ovulação é o tratamento menos invasivo e mais simples, realizado em mulheres que possuem dificuldade para ovular, ciclo menstrual irregular – podem ficar até 1 ano sem menstruar- ou pacientes com síndrome do ovário policístico, distúrbio hormonal definido por aumento de tamanho dos ovários, que criam cistos.

A estimativa é de que o tratamento seja efetivo em 60 a 80% dos casos e, segundo os resultados, quatro de cada cinco mulheres que se submetem ao tratamento de indução ovulam, mas apenas uma em cada três efetivamente engravida por mês.

Segundo o médico especialista em fertilidade feminina da Insemine e professor da UFRGS, João Sabino da Cunha Filho, a indução da ovulação é um tratamento simples, direcionado a um tipo especifico de pacientes e, por ser pouco invasivo e semelhante à concepção natural, resulta em uma boa opção de tratamento para aquelas mulheres que querem engravidar e se enquadram nas indicações especificas da indução. “O tratamento é dividido em duas etapas. Na primeira delas nós introduzimos medicamentos que fazem com que os folículos nos ovários cresçam, o que aumenta a chance de que um ou mais óvulos seja liberado para fecundação pelos espermatozoides”, explica.

O que ocorre, como explica o médico, é o monitoramento do crescimento dos folículos, a administração de medicamento que irão maturar os óvulos e a programação da ovulação. 36 horas depois de concluídas estas etapas é indicado que o casal mantenha relações sexuais para finalizar o processo. “O método de induzir a ovulação costuma durar cerca de 10 dias. Como tem chances de sucesso em aproximadamente 60 a 80% dos casos, se a mulher fizer duas ou três tentativas e não apresentar resultado, deve optar por tratamentos mais complexos, como a fertilização in vitro”, diz Sabino.

Quando efetivo, o tratamento de indução da ovulação aumenta as chances da paciente engravidar de gêmeos. A incidência natural de gravidez múltipla é de 1 a cada 90 dos casos, enquanto que com a utilização de técnicas de reprodução assistida esta taxa de gestação múltipla sobe para 3,2%.

Segundo o especialista João Sabino, é preciso atentar para o fato de que o tratamento de indução da ovulação só é indicado às mulheres com alterações hormonais ou com a síndrome do ovário policístico, que ovulam de maneira irregular ou que nem chegam a ovular.


ANTERIORPRÓXIMA TODAS

entenda como funcionam os tratamentos

InseminaçãoArtificial

Na inseminação artifical controlamos a ovulação através de ecografias para determinar o período fértil.

No momento adequado é feita a coleta do sêmen por masturbação na própria clínica, sua preparação e inseminação no útero.

Inseminação Artificial

FIVFertilização in vitro

Uma das técnicas mais utilizadas de reprodução assistida, conhecida popularmente como “bebê de proveta”.

FIV - Fertilização in vitro

ICSIInjeção Intracitoplasmática de Espermatozoide

As etapas do tratamento são exatamente as mesmas da FIV. A decisão de realizar ou não a ICSI é técnica e não muda o tratamento para a paciente.

ICSI - Injeção intracitoplasmática de espermatozoide

DiagnósticoPré-implantacional

Esse procedimento possibilita a seleção de um embrião antes de sua transferência para o útero.

Diagnóstico Pré-implantacional

Congelamentode Óvulos

O congelamento de óvulos é indicado para mulheres que desejem preservar a sua fertilidade para que possam ter filhos no futuro.

Congelamento de Óvulos
insemine

Porto Alegre | RS

Av. Plínio Brasil Milano, 162
Auxiliadora

mapa (51) 3331 1388 contato@insemine.com

insemine · Vale dos Sinos

Novo Hamburgo | RS

Av. Dr. Maurício Cardoso, 872 | Sala 42
Hamburgo Velho

mapa (51) 99649 1858 vale@insemine.com