· Insemine · Centro de Reprodução Humana · Novidades e Publicações · Os possíveis malefícios da prática excessiva de esportes para a fertilidade masculina ·

news

Os possíveis malefícios da prática excessiva de esportes para a fertilidade masculina

| 04 de Maio de 2016

Alberto da Costa Stein e Vanessa Krebs Genro, médicos da Insemine- clínica gaúcha especializada em reprodução humana, escreveram artigo publicado pelo livro Exercise and Human Reproduction- Induced Fetility Disorders and Possible Therapies. O artigo fala que além de possíveis lesões físicas, causadas durante a prática ou o excesso de atividade física, a qualidade do sêmen também pode ser prejudicada, causando complicações e até infertilidade.
Em ano de Olimpíadas no Brasil, é importante conhecer os efeitos das atividades físicas no corpo humano. Não somente os já sabidos reflexos positivos que têm a prática de atividades que exigem esforço físico, mas também os reflexos negativos que elas podem causar ao sistema reprodutivo. Este livro foi o primeiro a reunir conhecimentos e experiências médicas relacionadas à prática de esportes e atividades físicas e foca em ambas as consequências, positivas e negativas, do esporte e da atividade física para a fertilidade feminina e masculina.

Apesar dos já sabidos benefícios da prática de exercícios físicos, os esportes têm impacto direto também no sistema reprodutivo masculino. Segundo um dos autores do artigo, o médico Alberto Stein, o esforço derivado da prática de atividades físicas é benéfico aos sistemas muscular e endócrino mas não ao sistema reprodutivo.
“Além de possíveis lesões físicas, causadas durante a prática ou o excesso de atividade física, a qualidade do sêmen também pode ser prejudicada, causando problemas e até a infertilidade”, explica Stein.

Os efeitos do exercício sobre o sistema de reprodução masculino variam, dependendo do tipo de atividade física, intensidade da performance e condicionamento físico do praticante.

A possibilidade do excesso de esforço derivado da prática de atividades físicas prejudicar a reprodução foi antes identificada no sistema reprodutivo feminino mas, atualmente, já se sabe dos efeitos igualmente danosos que produzem do sistema reprodutivo masculino.


ANTERIORPRÓXIMA TODAS

entenda como funcionam os tratamentos

InseminaçãoArtificial

Na inseminação artifical controlamos a ovulação através de ecografias para determinar o período fértil.

No momento adequado é feita a coleta do sêmen por masturbação na própria clínica, sua preparação e inseminação no útero.

Inseminação Artificial

FIVFertilização in vitro

Uma das técnicas mais utilizadas de reprodução assistida, conhecida popularmente como “bebê de proveta”.

FIV - Fertilização in vitro

ICSIInjeção Intracitoplasmática de Espermatozoide

As etapas do tratamento são exatamente as mesmas da FIV. A decisão de realizar ou não a ICSI é técnica e não muda o tratamento para a paciente.

ICSI - Injeção intracitoplasmática de espermatozoide

DiagnósticoPré-implantacional

Esse procedimento possibilita a seleção de um embrião antes de sua transferência para o útero.

Diagnóstico Pré-implantacional

Congelamentode Óvulos

O congelamento de óvulos é indicado para mulheres que desejem preservar a sua fertilidade para que possam ter filhos no futuro.

Congelamento de Óvulos
insemine

Porto Alegre | RS

Av. Plínio Brasil Milano, 162
Auxiliadora

mapa (51) 3331 1388 contato@insemine.com

insemine · Vale dos Sinos

Novo Hamburgo | RS

Av. Dr. Maurício Cardoso, 872 | Sala 42
Hamburgo Velho

mapa (51) 99649 1858 vale@insemine.com