· Insemine · Centro de Reprodução Humana · Novidades e Publicações · Por que o congelamento de óvulos é importante? ·

news

Por que o congelamento de óvulos é importante?

| 30 de Maio de 2023

Congelamento de óvulos
Neste boletim, falaremos sobre a importância, benefícios e limitações do congelamento de óvulos e os cuidados necessários após o processo.
Dra. Rita Chapon
Médica do Centro de Reprodução Humana Insemine
Por que o congelamento de óvulos é importante?
O adiamento da maternidade e o aumento da prevalência de infertilidade fazem com que muitas mulheres possam ter dificuldades para engravidar , principalmente após os 35 anos quando tanto quantidade quando qualidade de óvulos começam a decair de forma mais acentuada. Esse impacto do tempo nas chances reprodutivas , principalmente para a mulher , deve ser discutido rotineiramente nas consultas ginecológicas ao longo de toda idade reprodutiva das mulheres. Dentro desse contexto o aconselhamento sobre a possibilidade de congelar óvulos deve ser realizado , a seguir informações úteis sobre todo processo.
Quem pode se beneficiar do processo?
Congelamento Social :
Mulheres que desejam focar em suas carreiras e adiar a gravidez até um momento que seja mais conveniente.
Mulheres que não encontraram o parceiro (a) ideal.
Mulheres que estão em dúvida sobre o desejo da maternidade.
Casais que já tem filho e desejam aumentar as chances de outra gravidez no futuro.
Oncofertilidade :Mulheres que precisam de tratamentos médicos que possam afetar sua fertilidade, como quimioterapia ou radioterapia, podem preservar seus óvulos antes do tratamento.
LGBTQ+ : Casais e indivíduos LGBTQ+ que desejam ter filhos biológicos poderão utilizar o processo de preservação de óvulos ou sêmen. Homens e mulheres trans podem se beneficiar em congelar seus gametas antes de se submeterem ao processo de transição hormonal que pode cursar com infertilidade a longo prazo.
As etapas do processo de Congelamento de óvulos
Avaliação de Reserva Ovariana: A melhor avaliação de reserva ovariana (RO) inclui a associação de dosagem do Hormônio Anti Mulleriano e Ecografia com Contagem de Folículos Antrais. Idealmente, ambos devem ser realizados até o 5o dia do ciclo. Valores esperados por faixa etária irão orientar se a paciente está com sua RO na média, acima ou abaixo do esperado para a idade. Essas informações serão importantes para ajudar na decisão sobre congelar ou em qual momento realizar o processo e também auxiliar no planejamento do tratamento e escolha de protocolo de indução de ovulação.
Estimulação ovariana: O processo começa com injeções diárias de hormônios (gonadotrofinas) via subcutânea, aplicadas pela própria paciente, para estimular o ovário da mulher a produzir múltiplos óvulos durante o ciclo menstrual. Nessa etapa há também controle ecográfico via transvaginal para ajuste da dose das medicações. Essa etapa tem a duração média de 10 dias. Coleta de óvulos : Após as injeções, a mulher será submetida a um procedimento de coleta de óvulos via transvaginal guiado por ecografia. O processo é realizado com sedação e tem a duração aproximada de 20 minutos.
Criopreservação: Os óvulos coletados serão vitrificados em nitrogênio líquido a -196 °C por tempo indeterminado.
Para uso futuro é necessário o descongelamento e fertilização in vitro.
Riscos e limitações do processo
Os riscos do processo incluem efeitos secundários devido à medicação usada para estimular os ovários (síndrome do hiperestímulo ovariano) e a possibilidade de complicações durante o processo de coleta de óvulos ( riscos graves como hemorragia ou infecção são entre 0,1 % e 0,5%).
O processo não garante que os óvulos coletados serão fertilizados no futuro, nem que a gravidez ocorrerá após a fertilização. O que ocorre é o aumento de chances de gravidez devido a maior qualidade dos óvulos por serem mais jovens. Idealmente os óvulos deveriam ser congelados antes dos 35 anos, mas sempre haverá algum benefício se comparado a idades mais tardias.
Cuidados pós Congelamento de Óvulos
Após o processo de congelamento de óvulos, é importante que as mulheres tomem medidas para manter sua saúde e fertilidade, como praticar exercícios regulares, reduzir o estresse, seguir uma dieta saudável e evitar o uso de tabaco e drogas.
Considerações finais
O congelamento de óvulos é uma opção segura e eficaz de preservar a capacidade reprodutiva das mulheres. No entanto, é importante estar ciente das limitações do processo e ter consciência sobre todos os outros cuidados que possam beneficiar sua saúde e fertilidade. A equipe da Insemine fica à disposição para dúvidas ou mais informações sobre essa e questões relacionadas a saúde reprodutiva das nossas pacientes.


ANTERIORPRÓXIMA TODAS

entenda como funcionam os tratamentos

InseminaçãoArtificial

Na inseminação artifical controlamos a ovulação através de ecografias para determinar o período fértil.

No momento adequado é feita a coleta do sêmen por masturbação na própria clínica, sua preparação e inseminação no útero.

Inseminação Artificial

FIVFertilização in vitro

Uma das técnicas mais utilizadas de reprodução assistida, conhecida popularmente como “bebê de proveta”.

FIV - Fertilização in vitro

ICSIInjeção Intracitoplasmática de Espermatozoide

As etapas do tratamento são exatamente as mesmas da FIV. A decisão de realizar ou não a ICSI é técnica e não muda o tratamento para a paciente.

ICSI - Injeção intracitoplasmática de espermatozoide

DiagnósticoPré-implantacional

Esse procedimento possibilita a seleção de um embrião antes de sua transferência para o útero.

Diagnóstico Pré-implantacional

Congelamentode Óvulos

O congelamento de óvulos é indicado para mulheres que desejem preservar a sua fertilidade para que possam ter filhos no futuro.

Congelamento de Óvulos
insemine

Porto Alegre | RS

Av. Plínio Brasil Milano, 162
Auxiliadora

mapa (51) 3331 1388 contato@insemine.com

insemine · Vale dos Sinos

Novo Hamburgo | RS

Av. Dr. Maurício Cardoso, 872 | Sala 42
Hamburgo Velho

mapa (51) 99649 1858 vale@insemine.com