Reserva Ovariana e Contagem de Foliculos Antrais

Atualmente, as duas melhores formas de avaliação da reserva ovariana são: a dosagem do Hormonio Anti Mulleriano (coleta de sangue) e a Contagem de folículos antrais (avaliação por ecografia transvaginal).

A reserva ovariana tem grande importância nos tratamentos de reprodução assistida, pois prediz a quantidade de óvulos que podemos esperar durante a estimulação ovariana com gonadotrofinas, que é uma etapa fundamental da Fertilização in vitro(FIV) e do congelamento de óvulos.

A contagem de folículos antrais tem a vantagem de ser um exame acessível e de rápida execução, mas requer as condições ideais: avaliação até o terceiro dia do ciclo menstrual e profissional habilitado. Nessa ecografia, são avaliados os folículos de 2 a 10 mm presentes nos ovários, e a contagem de folículos antrais é o resultado da soma desses folículos de ambos os ovários.

A avaliação de reserva ovariana deve ser realizada em mulheres inférteis com planejamento de FIV, e naquelas com risco aumentado de comprometimento da reserva ovariana: idade acima de 35 anos, historia familiar de falência ovariana prematura, histórico de cirurgia ovariana previa, doenças autoimunes e diante de tratamentos oncológicos, com objetivo de preservar a fertilidade.

Nesse grupo selecionado de mulheres, a avaliação da reserva ovariana terá beneficio, pela avaliação prognostica e aconselhamento do melhor tratamento para cada paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *