Na nossa última newsletter descrevemos a investigação recomendada pelo novo Guideline do Royal College of Obstetricians and Gynecologists sobre Abortamento de Repetição. Agora trazemos as recomendações de tratamento baseadas em evidências atuais descritas pelos autores:
- Trombofilias Adquiridas: Heparina de baixo peso molecular ou não fracionada e aspirina em baixa dose devem ser oferecidas às pacientes com diagnóstico de síndrome antifosfolipídeo. Essa evidência é sustentada por dois ensaios clínicos randomizados. Entretanto, não há evidência que sustente essa prescrição para paciente com abortamento de repetição sem causa definida.
- Trombofilias Herdadas: Tromboprofilaxia em pacientes com alteração fator V de Leiden, deficiência da proteína S ou mutação do gene da protrombina são baseadas no seu risco de trombose, já que não há evidência na literatura atual que o tratamento dessas condições modifique o desfecho obstétrico.
- Alterações Genéticas: Não há indicação de biópsia embrionária com análise através de PGTa (pesquisa de aneuploidia) para casais com abortamento de repetição inexplicado. Em casos de anormalidades genéticas específicas, podem ser feitas pesquisas especiais.
- Alterações Anatômicas: Ressecção de septo uterino pode ser oferecido a pacientes com abortamento de primeiro ou segundo trimestres, essa recomendação é baseada em estudos observacionais e uma metanálise destes dados.
- Alterações Endocrinológicas: Apenas o achado de anti TPO positivo com níveis normais de TSH não indicam suplementação de levotiroxina. Apenas a vigilância na gestação é recomendada a essas pacientes. Entretanto, pacientes com TSH acima de 4,0 mUi/L devem ser tratadas.
- Alterações Imunológicas: Não há evidência na literatura que sustente a administração de imunoglobulina ou dessensibilização com DNA paterno. Essa recomendação é baseada em metanálises.
Diversos estudos observacionais demonstraram o benefício do suporte médico e psicológico nos casos de abortamento de repetição. Ter um acesso fácil a um profissional que ofereça compreensão e suporte é essencial nesses casos.