· Insemine · Centro de Reprodução Humana · Novidades e Publicações · Oncofertilidade é alternativa para preservação da fertilidade de pacientes com câncer ·

news

Oncofertilidade é alternativa para preservação da fertilidade de pacientes com câncer

| 18 de Março de 2016

Subespecialidade médica oferece opções para manter a fertilidade, como o congelamento de óvulos e espermatozoides. Especialista alerta para a importância de informar o paciente antes de dar início ao tratamento oncológico.

Cada vez mais crianças, jovens, homens e mulheres em idade reprodutiva são acometidos por algum tipo de câncer e precisam se submeter a tratamentos como radioterapia ou quimioterapia. Estes tratamentos têm efeitos colaterais, sendo um deles o impacto negativo na fertilidade, podendo tornar o paciente subfértil ou até infértil.

O médico urologista especialista em oncofertilidade, Alberto Stein, destaca que muitos destes pacientes não têm sido alertados quanto à influência destas terapias no sistema reprodutivo. “Algumas drogas utilizadas na quimioterapia, por exemplo, podem levar a anormalidades genéticas nos espermatozóides ou até a ausência total deles, além de impedir a formação do embrião ou a fixação do mesmo no útero. Por isso é fundamental que o paciente tenha conhecimento sobre as alternativas de preservação da fertilidade antes iniciar o tratamento oncológico”, explica.

Segundo Stein, a intenção é permitir que, uma vez tratado o câncer, a pessoa tenha a fertilidade restaurada e melhor qualidade de vida. O momento mais indicado para cuidar da fertilidade destes pacientes é atuando antes de iniciar o tratamento oncológico, através do congelamento de espermatozoides, oócitos ou embriões. “Em casos específicos é possível realizar também o congelamento de tecido ovariano”, destaca o especialista do Centro de Reprodução Insemine. O tratamento deve ser individualizado, considerando a idade, o tipo de câncer e o esquema terapêutico.

O médico Stein fala também que mesmo aqueles pacientes que estão em tratamento ou já fizeram tratamento contra o câncer e não foram orientados a buscar a preservação da fertilidade, não devem perder a esperança. “É preciso fazer uma avaliação médica personalizada pois, em alguns casos, é possível reestabelecer a fertilidade com a utilização de técnicas de reprodução assistida”, diz Stein.

Há poucas décadas o acesso a terapias para tratamento do câncer era difícil e alcançar a cura já era sinônimo de vitória. Hoje aproximadamente 75% das crianças e jovens que têm a doença sobrevivem e conseguem manter um nível satisfatório de qualidade de vida, conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Assim, num futuro próximo poderão constituir família e ter filhos.


ANTERIORPRÓXIMA TODAS

entenda como funcionam os tratamentos

InseminaçãoArtificial

Na inseminação artifical controlamos a ovulação através de ecografias para determinar o período fértil.

No momento adequado é feita a coleta do sêmen por masturbação na própria clínica, sua preparação e inseminação no útero.

Inseminação Artificial

FIVFertilização in vitro

Uma das técnicas mais utilizadas de reprodução assistida, conhecida popularmente como “bebê de proveta”.

FIV - Fertilização in vitro

ICSIInjeção Intracitoplasmática de Espermatozoide

As etapas do tratamento são exatamente as mesmas da FIV. A decisão de realizar ou não a ICSI é técnica e não muda o tratamento para a paciente.

ICSI - Injeção intracitoplasmática de espermatozoide

DiagnósticoPré-implantacional

Esse procedimento possibilita a seleção de um embrião antes de sua transferência para o útero.

Diagnóstico Pré-implantacional

Congelamentode Óvulos

O congelamento de óvulos é indicado para mulheres que desejem preservar a sua fertilidade para que possam ter filhos no futuro.

Congelamento de Óvulos
insemine

Porto Alegre | RS

Av. Plínio Brasil Milano, 162
Auxiliadora

mapa (51) 3331 1388 contato@insemine.com

insemine · Vale dos Sinos

Novo Hamburgo | RS

Av. Dr. Maurício Cardoso, 872 | Sala 42
Hamburgo Velho

mapa (51) 99649 1858 vale@insemine.com